Deu no UOL: A artista plástica dinamarquesa Nadia Plesner está sendo processa pela grife francesa Louis Vuitton. Nadia criou a campanha Simple Living, que arrecada fundos para o Divest for Darfur, iniciativa contra a pobreza da região sudanesa.
Sua campanha consiste na venda de camisetas e pôsters com a imagem de uma criança triste, sem roupas, segurando uma bolsa que lembra a marca francesa e um cachorrinho, que lembra o famoso Tinkerbell (chihuahua da socialite Paris Hilton).
O lucro obtido com os artigos, vendidos a 35 euros (camiseta) e 15 euros (pôster), é revertido para a campanha beneficente. A Louis Vuitton notificou Nadia em meados de fevereiro, pedindo que ela acabasse com a distribuição e divulgação dos produtos Simple Living por infringir os direitos de propriedade intelectual da grife.
Com a resposta negativa da artista, que afirmou manter-se fiel à liberdade de expressão, publicando em seu site oficial a carta que recebeu e a resposta enviada, o grupo LVMH entrou com medidas legais contra a campanha em 17 de abril.
De acordo com entrevista de Nadia ao site TorrentFreak, o processo exige cinco mil euros a cada novo dia de venda de produtos, mais cinco mil euros a cada dia que a carta permanece publicada no site e outros cinco mil euros a cada dia que o site usar a palavra 'Louis Vuitton', ou seja, 15 mil euros diários.
Segundo Nadia, a ilustração foi inspirada pela constante cobertura na imprensa de "coisas sem sentido". "Já que não fazer nada, fora usar bolsas de grife e pequenos cachorros feios é suficiente para colocá-lo em capas de revistas, então vale uma tentativa para aqueles que realmente precisam de atenção", explicou no site.
Tá, você deve tar pensando: "Que que esse assunto tem a ver com a temática do blog?". Nada! Mas por que nunca pensei em desafiar uma grande marca e virar notícia? Hum...
Um comentário:
hahaha e não é que "causei" na campanha lilica ripilica?
Postar um comentário